quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Por onde anda a ex-abelhuda Tatiana?

  Você se lembra da ex-cantora mirim Tatiana? Tatiana, conhecida atualmente como Tatiana Pinheiro, começou cantando aos sete anos fazendo coro infantil, fez muito sucesso nos anos 80 como integrante de uma das maiores bandas infantis: "Os Abelhudos".


  
Tatiana (esquerda), Rodrigo (meio) e Diego (direita)
Em 1985 o trio se apresentou no "Festival dos Festivais" (a banda surgiu nesse festival), um evento comemorativo dos 20 anos da Rede Globo de Televisão. Eles não venceram o festival, a vencedora foi a cantora Tetê Espindola com o clássico "Escrito nas Estrelas", do compacto de 1985, porém chegaram na final com a música "O Dono da Terra", isto rendeu ao
trio um LP. Neste álbum os abelhudos tiveram a honra de gravar uma música composta por Sullivan & Massadas: "Amigo Invisível". Além do álbum lançado em 85, os abelhudos ainda lançaram um compacto intitulado "Filho Profissional", a música "O Dono da Terra" saiu ainda no álbum da Som Livre intitulado "Festival dos Festivais", o álbum oficial do evento.


Capa do álbum de 1987 


 Em 1986 sai o segundo álbum dos abelhudos, esse seria o último com a Tatiana, a cantora é substituída por Renata. Em 1987 Tatiana lança o seu primeiro e único trabalho solo no Brasil, destaque para as músicas "Gordondinha", "Pequenos Passos" e, principalmente, "Dois Meninos", esta última seria regravada em 1990 por Gabriela Targa, irmã de Tatiana Pinheiro. 
Em 1988 fez participação na trilha sonora do filme "Super Xuxa, Contra o Baixo Astral", cantando "Burocracia". A ex-abelhuda seguiu cantando desde a adolescência, porém no Japão onde tem quatro CDs lançados e também fez mais de vinte participações internacionais no Japão e na Europa cantando bossa-nova. 


Por onde anda?


   
Tatiana Pinheiro nos estúdios do programa Encontro com Fátima Bernardes
Em seguida Tatiana se formou em comunicação, jornalismo e relações públicas, e, ao mesmo, tempo seguiu cantando no Japão. Quando o Guilherme, seu filho, nasceu a cantora estava desempregada. Então duas amigas lhe aconselharam a fazer uma aula de música, algo sem compromisso. Tatiana pensou: "caramba! É muito sério trabalhar com criança", porém decidiu "correr atrás". Fez musicoterapia e hoje é formada em neurociência. 
  Mas por onde anda a ex-abelhuda Tatiana Pinheiro? Tatiana hoje é professora de música para crianças. Desde 2005 se dedica à Educação Musical Infantil no Espaço Tatibitati.
  No dia 12 de outubro de 2012 Tatiana apareceu no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo (veja a entrevista clicando aqui). Ela conversou um pouco sobre a sua infância e o programa ainda fez uma matéria sobre o Espaço Tatibitati. 

Antes e depois






Discografia Nacional (Álbuns lançados no Japão não estão inclusos)


Compacto simples Os Abelhudos - 1985


01. Filho profissional
02. Amor de criança
Clipe: Filho profissional


LP Os Abelhudos - 1985


01. Indagações do jovenzinho Adriano, o vegetariano
02. O que agente vai ser quando crescer
03. Mosquito
04. O sol, o amor e o sonho
05. Pegar o céu
06. Amigo invisível
07. O dono da terra
08. Poeira do céu
09. De bem com a vida
10. Esperança criança
11. Paulo e Bebeto

Mini LP Os Abelhudos - 1986


01. Eu quero é brincar toda hora
02. Vovó gatinha
03. Acho que não sei brincar
04. Pequenos deuses
05. Rabanete radioativo
06. Prêmios e castigos

 LP Tatiana - 1987


01. Coisa de criança
02. Pequenos passos
03. Igualzinho à você
04. Briga brega
05. Dois meninos
06. Meu vizinho nervoso
07. Gordondinha
08. Alerta
09. Forno da rocinha
10. Papagaio caio



Bibliografia:
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Abelhudos
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_dos_Festivais
-http://festivalesdempb.blogspot.com.br/2011/02/1985-festival-dos-festivais.html
-http://bloggerxuper.blogspot.com.br/2013/05/cantora-gabriela-no-xou-da-xuxa.html
-http://tvg.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/O-Programa/noticia/2012/10/sucesso-nos-anos-80-ex-integrante-de-os-abelhudos-da-aula-para-criancas.html
-http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/ex-integrante-do-grupo-infantil-os-abelhudos-se-dedica-a-ensinar-musica-para-criancas/2185993/
-http://www.espacotatibitati.com.br/historia.php
-http://www.musicasinfantis80.xpg.com.br/abelhudos.htm
-http://www.musicasinfantis80.xpg.com.br/tatiana.htm

2 comentários:

  1. Que show! Como torci para que Os Abelhudos ganhassem o festivel. Eles form incriveis.

    ResponderExcluir
  2. Tatiana só gravou o compacto e o lp de 85, em 86 já era a Renata.

    ResponderExcluir